Google+

Você está em: Principal > Serviços > Oferecidos > Ortofotocarta

Ortofotocarta

Clique para Ampliar

Esquema Analógico para Digital

Esquema Digital

Esquema Digital

Clique para Ampliar

Ortofoto Digital Colorida

Ortofoto Digital Colorida

Ortofoto Digital Colorida

Ortofotocarta Digital é um produto cartográfico que alia a riqueza de detalhes de uma imagem fotográfica com a qualidade geométrica de uma carta de traço, Podemos utilizá-la tal qual um mapa.

O termo ortofoto refere-se à retificação diferencial de imagens fotográficas baseada num modelo digital do terreno (MDT). O processo visa à correção dos efeitos de distorção das lentes e inclinação da câmera aérea, variações de escala da imagem e deslocamentos dos objetos devido ao relevo.

É produzida através de um sistema de imagem computacional de precisão.

Analógica para Digital

Quando o voo é realizado com câmeras fotogramétricas analógicas, as imagens que irão gerar a Ortofoto são escanerizadas. Escanerização é o meio pelo qual a imagem analógica, o diapositivo ou filme, é transformado em imagem digital (um arquivo binário associado a um arquivo ASCII de orientação interior que reproduz em meio digital a imagem escanerizada).

A imagem analógica é captada pelo sensor CCD do escaner e representada por uma matriz regular de pixels (Picture Elements) em que a cada pixel é associado um DN (digital number) representando um tom de cinza ou tom de RGB da cena original.

Os formatos desses arquivos binários podem ser especificados como TIFF, JPEG, ou outros formatos de imagem solicitados pelos clientes.

Imagens Digitais ADS40

As imagens podem ser também adquiridas pela câmera digital ADS40, neste caso não é necessário escanerizar. Esta câmera possui alta resolução geométrica e radiométrica. As imagens são coletadas por faixas, melhorando as ligações das ortofotos.

Distorções da Imagem

A imagem fotográfica do terreno se apresenta distorcida devido a diversos fatores inerentes ao processo fotográfico, tais como:

Devido a não homogeneidade da escala que estas distorções provocam, não podemos efetuar medidas de coordenadas, distâncias e áreas diretamente sobre uma fotografia.

Retificação da Imagem

A Ortofoto é obtida por meio da correção dos fatores de distorção da imagem, ou seja, a projeção central é transformada em projeção ortogonal, a curvatura da terra e a topografia do terreno são corrigidas de modo a tornar a escala homogênea, etc. Em outras palavras, a imagem é "achatada, esticada e comprimida" até que as feições do terreno apareçam na sua correta posição e em escala homogênea.

A imagem digital é transformada numa ortofoto através da Retificação Diferencial.

O princípio da Retificação Diferencial consiste em transferir os DN's da fotografia aérea para uma malha fina e regular que representa a projeção ortogonal do terreno (MDT).

Suas posições na imagem digital são encontradas de acordo com as equações de projeção fotogramétrica sendo os parâmetros das orientações interior e exterior (Aerotriangulação) são fundamentais nesta etapa.

O valor do DN relevante é encontrado através de uma conveniente interpolação com os pixels adjacentes (chamado reamostragem) e relacionado ao pixel da ortofoto.

Produto Final

A resolução final da ortofoto obtida é determinada em função do equipamento em que será posteriormente manipulada e do plotter a ser utilizado para geração do produto final convencional.

Para uso convencional, onde as imagens são manipuladas em micro computadores e plotadas a jato de tinta, as ortofotos são geradas com uma resolução de 254 dpi.

Capacitação

A ESTEIO possui uma vasta experiência na confecção de ortofotos analógicas e a partir de 1994, tornou-se a primeira empresa brasileira a confeccionar ortofotos digitais. No Tratamento Digital de Imagens, para confecção de ortofotos, a ESTEIO utiliza:

  • Estações Fotogramétricas Digitais Leica Geosystems;
  • Escaner Vexcel 5000 UltraScan com resolução a partir de 5 micra para diafilmes, filmes e fotos;
  • Plotters HP Designjet Z6100;
  • Câmera Digital ADS40 da Leica Geosystems;
  • Sensor LASER ALS50 da Leica Geosystems;
  • Câmera RMK TOP da Leica Geosystems;
  • Softwares específicos para manipulação dos arquivos.

Artigos Relacionados

 

Página mantida pelo Departamento de Tratamento Digital de Imagem
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2017 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px