Google+

Você está em: Principal > Serviços > Executados > Perfilamento a LASER > ELETROSUL - Cerro Chato

Aerolevantamento LASER para implantação do Parque Eólico Cerro Chato

Localização da Área

Localização da Área

Plano de Vôo Gráfico

Plano de Vôo Gráfico

Sensor ALS 50

Sensor ALS 50

Aeronave EMB-810D - Sêneca PT  – VDO

Aeronave EMB-810D • Sêneca PT – VDO

Monografia de Marcos

Monografia de Marcos

Imagem de Composição

Imagem de Composição

Planta final

Planta final

OBJETO DOS SERVIÇOS

A Esteio foi contratada pela Eletrosul para realizar serviços de aerolevantamento por perfilamento a LASER para geração de nuvens de pontos do modelo digital de elevações (MDE), do modelo digital de terreno (MDT), curvas de nível equidistantes em um metro e plantas com imagens hipsométricas em área de 276 quilômetros quadrados, no município de Santana do Livramento, RS. Este mapeamento teve como finalidade subsidiar a implantação do Parque Eólico Cerro Chato.

LOCALIZAÇÃO

A área do trabalho se localiza no município de Santana do Livramento, estado do Rio Grande do Sul, junto à fronteira do  Brasil com o Uruguai.

PLANO DE VOO

Durante a etapa de planejamento dos dos serviços, foi elaborado um plano detalhado do voo LASER a ser realizado sobre a área. O planejamento foi feito a partir de arquivo fornecido pela Eletrosul, o qual continha os limites da área de interesse.

O voo foi projetado de forma a obter produtos compatíveis com as necessidades do serviço. Todo o planejamento foi efetuado com a determinação dos pontos iniciais e finais das faixas, as distâncias entre os eixos e altura de vôo.

REALIZAÇÃO DO VOO

O voo foi realizado com a ocorrência de condições atmosféricas favoráveis, durante 3 dias consecutivos no mês de abril de 2011.

Esta etapa dos serviços foi realizada de forma que a equipe de voo atuasse em conjunto com a equipe de campo, que ocupou e rastreou uma base de referência para o voo Laser.

As atividades de voo utilizaram como base o aeroporto da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

IMPLANTAÇÃO DE MARCOS

Foram implantados dois pares de marcos na área dos serviços. Cada marco teve associado um marco de azimute implantado nas proximidades para servir de partida em futuros levantamentos topográficos. Estes pontos serviram também como base GPS para realização da varredura LASER.

Os trabalhos tiveram como origem a rede de marcos geodésicos do IBGE e também a linha de nivelamento existente na região.

PROCESSAMENTO LASER E MDT

Após a realização da cobertura LASER foi realizado o processamento dos dados. Para esta etapa foram utilizados parâmetros de calibração do equipamento, informações relativas ao tipo de terreno e cobertura vegetal, além de configurações do equipamento.

A classificação do MDT foi realizada utilizando o programa Terra Scan. Os pontos não pertencentes ao terreno foram separados de acordo com a distribuição geométrica, altitude e a intensidade do retorno do pulso Laser.

IMAGEM DE COMPOSIÇÃO

Após o processamento e classificação LASER foram geradas imagens de composição, que são imagens hipsométricas agregadas com os valores de intensidade dos pontos LASER.

Cada imagem hipsométrica possui uma escala de cores iniciando na cor azul, utilizada para indicar pontos com valores altimétricos mais baixos, até o vermelho, que indica pontos com valores altimétricos mais altos.

CURVAS DE NÍVEL

A partir do Modelo Digital do Terreno foram geradas curvas de nível eqüidistantes de 1 metro, com mestras a cada 5 metros. Também foram definidos pontos cotados nas regiões de topos de relevo bem como vales e áreas planas extensas.

PLANTAS FINAIS

Sobre as imagens de composição foram adicionados os vetores das curvas de nível, compondo assim o produto final dos serviços, entregue em duas coleções, uma contendo os vetores e outra as imagens de composição.

Foi plotada também uma coleção em papel Glossy, com posterior laminação, contendo as imagens com curvas sobrepostas, a fim de compor um conjunto de plantas completo para utilização da Eletrosul.

 

Página mantida pela Coordenação
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2017 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px