Google+

Você está em: Principal > Serviços > Executados > Perfilamento a LASER > ATOL - LiDAR em LTs

LiDAR em LTs em Colombo-PR para ATOL

Equipamento LASER Optech 2025 Dentro da Aeronave

Equipamento LASER Optech 2025 Dentro da Aeronave

Clique para Ampliar

Modelo Digital de Terreno

Clique para Ampliar

Modelo Digital de Elevação

Clique para Ampliar

Frame de Imagem de Vídeo

A ESTEIO foi contratada pela empresa ATOL Agrimensura e Topografia Ltda para executar os serviços de Perfilamento a LASER sobre a faixa de uma futura LT - Linha de Transmissão de 230 kV - denominada Seccionamento - SE Santa Mônica localizado no Município de Colombo - Paraná, a área é abrangida pelos paralelos 25° 25' S e 25° 25' S e pelos meridianos 49° 05' W e 49° 10' W.

A altura de voo para o Perfilamento a LASER foi de 1200 metros com uma respectiva largura de varredura LASER de 700 metros, e extensão de 10,0 km. Este levantamento foi planejado para permitir um espaçamento médio de 1,00 m entre os pontos LASER projetados no terreno.

Os avanços tecnológicos foram significativos nos sistemas remotos aerotransportados para a aplicação em linhas de transmissão, pois permitiram uma nova visão para a coleta de dados do anteprojeto da Linha de Transmissão.

Levantamento LASER

Os dados necessários para o anteprojeto foram obtidos com o sistema de perfilamento a LASER da Optech ALTM 2025 e complementados com levantamento de campo para obtenção das informações cadastrais.

A rapidez na aquisição dos dados permitiu a finalização do trabalho em poucos dias, com uma precisão no referenciamento geodésico na ordem de 10 a 20 cm, para a componente altimétrica.

As aplicações principais da tecnologia LASER para Linhas de Transmissão foram as seguintes:

  • Levantamento da futura Linha de Transmissão e das feições da faixa (torres, cabos, árvores, edificações e outros objetos relevantes);
  • Monitoramento da futura Linha de Transmissão com a finalidade de manutenção;
  • Identificação de locais onde a vegetação está próxima da futura localização dos cabos (para prevenção de acidentes);
  • Atualização de informações sobre a ocupação da faixa de servidão.

Devido a condição de múltiplo retorno que o sistema LASER proporciona, é possível a identificação de pontos de aproximação ou contato de elementos danosos à estrutura da Linha. De maneira semelhante, a verificação de invasão da faixa de passagem ou servidão por construções clandestinas é outra aplicação pertinente ao processo.

MDT

O Modelo Digital de Terreno (MDT) originado do Perfilamento a LASER permitiu o levantamento preliminar de diretrizes para a futura implantação de linhas de transmissão.

Criação de Modelos Digitais de Terreno (MDT) em 3D para SIG.

As imagens geradas a partir dos pontos LASER têm a característica de representar a topografia e a cobertura vegetal de uma forma gráfica que facilita a interpretação visual.

Outro produto derivado deste levantamento foi o Mosaico Digital elaborado com base no vídeo digital formando uma composição fotográfica georreferenciada em baixa resolução da faixa trabalhada.

O resultado do Perfilamento a LASER proporcionou a confecção dos seguintes produtos cartográficos:

  • Imagens Hipsométricas do MDE (Modelo Digital de Elevação);
  • Imagens de Intensidade de Retorno do Pulso LASER;
  • Imagens de Vídeo Digital ao longo da Faixa da LT;
  • Arquivos de pontos XYZ do MDT, MDE e de Intensidade de retorno do pulso LASER.

 

Página mantida pela Coordenação
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2017 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px