Google+

Você está em: Principal > Serviços > Executados > Ortofoto > RIGESA - Ortofotos IR

Ortofotos Infra-Vermelho para RIGESA

Vista Parcial de Ortofoto Mostrando a Fábrica da RIGESA e Parte da Cidade de Três Barras-SC

Vista Parcial de Ortofoto Mostrando a Fábrica da RIGESA e Parte da Cidade de Três Barras-SC

Detalhe da Imagem Mostrando Superposição dos Talhões sobre Imagem

Detalhe da Imagem Mostrando Superposição dos Talhões sobre Imagem

Detalhe da Altimetria sobre Ortofoto

Detalhe da Altimetria sobre Ortofoto

As áreas de reflorestamento de Pinus são a matéria prima para as indústrias de Papel e Celulose. Por isso, o conhecimento do seu estado fitosanitário, a sua localização geográfica e suas características como data de plantio, idade e outras devem estar sempre acessíveis de maneira rápida e confiável aos técnicos destas empresas.

Uma destas grandes empresas é a RIGESA Celulose, Papel e Embalagens Ltda. Subsidiária do grupo norte-americano Westvaco Corporation, mantém unidades fabris em em vários pontos do Brasil, mas principalmente em Três Barras - SC.

Nesta unidade, a RIGESA opera com o plantio do pinus e a produção de papelão e produtos para embalagens em cartão.

A ESTEIO foi contratada pela RIGESA para execução de serviços de Cobertura Aerofotogramétrica Infra-Vermelho Colorido na escala 1:30.000 com posterior geração de Ortofotocartas Planialtimétricas Infra-Vermelha Coloridas na escala 1:10.000 provenientes desta cobertura. Além disso, foram restituíos na escala 1:10.000 todas as propriedades e seus respectivos talhões na área de interesse.

O grande diferencial neste trabalho é que as Ortofotos foram obtidas da Cobertura Infravermelho Colorida.

Esse tipo de filme, dentre outros aspectos, facilita a diferenciação de tipos de vegetação e quantidade de umidade no solo através das tonalidades do vermelho.

Além disso, permite o realce por meio de respostas radiométricas (tonalidades) de vegetação com seu estado fitosanitário alterado.

Isto é de extrema importância para empresas reflorestadoras, pois a infestação de determinadas doenças é muito rápida e conhecimento exato de sua extensão e ataque é crucial para impedir a propagação desta situação para áreas sadias.

Com este levantamento detalhado, a RIGESA aprimorou o inventário florestal das suas áreas de plantio. Assim, a empresa pode estudar e avaliar qual é a melhor época para a plantação de determinadas espécies, em que local existe o melhor nível de produtividade baseado nas respostas de ensaios de solo e plantio e fazer um controle das áreas utilizadas para o corte seletivo.

As Plantas Cartográficas resultantes da Captação Fotogramétrica foram largamente empregadas em um SIG (Sistema de Informações Geográficas). Os principais tópicos desenvolvidos no SIG foram o cadastramento de estradas (rampa, largura, estado de conservação, etc.), cobertura florestal, hidrografia, áreas de preservação, áreas reflorestadas e não reflorestadas com número, área dos talhões e.outras informações pertinentes a cada área de plantio.

As principais atividades e produtos deste serviço estão destacados abaixo :

  • Cobertura Aerofotogramétrica Infra-vermelho Colorida na escala 1:30.000;
  • Preparação da base cartográfica digital das áreas de interesse na escala 1:10.000;
  • Junção da base cartográfica digital com a as imagens para criação da Ortofotocarta;
  • Preparação da base cartográfica para suporte ao SIG.

 

Página mantida pelo Departamento de Tratamento Digital de Imagem
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2017 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px