Google+

Você está em: Principal > Serviços > Executados > GPS e Batimetria > COPEL - Reassentamento

Reassentamento dos Atingidos pela UH Salto Caxias para COPEL

Exemplo da Restituição das Fazendas

Exemplo da Restituição das Fazendas

Exemplo do Projeto de Divisão de Lotes

Exemplo do Projeto de Divisão de Lotes

Comprovação da Divisa de Lote pelos Proprietários

Comprovação da Divisa de Lote pelos Proprietários

A Usina Hidrelétrica de Salto Caxias é uma das grandes hidrelétricas a entrar em operação nos últimos tempos no estado do Paraná. A sua operação é no trecho final do Rio Iguaçu, nos municípios de Nova Prata do Iguaçu e Capitão Leônidas Marques, a 350 km a oeste de Curitiba.

Para acomodação das famílias deslocadas devido à desapropriação das áreas inundadas, a ESTEIO foi contratada pela Companhia Paranaense de Energia - COPEL para realizar os serviços de Cadastro Aerofotogramétrico das áreas destinadas ao reassentamento destas famílias.

Dentre os serviços desenvolvidos estavam a cobertura aerofotogramétrica na escala 1:20.000, numa área aproximada de 170 Km², o apoio básico horizontal da região, restituição na escala 1:5.000 de aproximadamente 170 Km², visando obter as plantas para elaboração dos projetos de reassentamento.

A elaboração dos projetos levaram em conta critérios de tamanhos padrão de lotes, acessos e estradas, qualidade do solo, acesso a água, além de áreas para uso comum, como áreas para esportes, escola, centro comunitário entre outros.

A partir dos projetos elaborados, foi preparado uma listagem de coordenadas dos marcos que definiam os lotes de cada reassentado.

Para a locação do lotes, utilizamos equipamentos rastreadores de satélite, através do sistema GPS, em modo Real Time, que nos permitiu introduzir as coordenadas dos marcos e encontrar em campo, em tempo real, o posicionamento correto dos marcos que definiram as divisas dos lotes.

Este sistema de locação é composto de dois conjuntos de rastreadores de satélites de dupla frequência, dois rádios e acessórios. Instalou-se um conjunto (rastreador + rádio) em um vértice monumentado no centro de cada área (ponto fixo) e de coordenadas conhecidas.

Introduzindo as coordenadas dos marcos de divisa no segundo conjunto (rastreador + rádio), determinou-se o posicionamento do marco de divisa.

Neste procedimento, as coordenadas são corrigidas através do sistema de rádio e permitem estabelecer o posicionamento preciso e referenciado do ponto desejado.

Para monumentar este ponto foi utilizado um marco padrão, com chapeta informativa e marcos testemunha de madeira, visando orientar o alinhamento da divisa (rumo) e a existência de um marco em sua proximidade. Foram locados com este procedimento 653 lotes, além das áreas de uso comum.

As principais produtos deste serviço estão destacados abaixo :

  • Planta das áreas utilizadas para o projeto de reassentamento;
  • Desenho Individual e Memorial Descritivo de cada propriedade;
  • Documentação fotográfica das propriedades e dos respectivos proprietários.

 

Página mantida pela Coordenação
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2017 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px