Google+

Você está em: Principal > Empresa > Organograma > Diretoria Técnica de Levantamentos > Fotogrametria

Fotogrametria

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Departamento responsável pela execução dos serviços de Aerotriangulação e de Captação Fotogramétrica.

Aerotriangulação

Aerotriangulação é a densificação de Pontos do Apoio Fotogramétrico utilizados na correlação entre as imagens aéreas e o Sistema de Coordenadas do mapeamento, partindo de poucos pontos de coordenadas conhecidas nos dois sistemas (foto e terreno). O objetivo da aerotriangulação é orientar as imagens captadas de modo que qualquer ponto pesquisado nestas possua uma coordenada relacionada a um sistema geodésico previamente definido. É uma etapa imprescindível para a execução das atividades de captação fotogramétrica e de ortorretificação.

Acompanhando o desenvolvimento ecnológico na área, a ESTEIO dispõe de sistemas digitais de última geração para realização da aerotriangulação no sistema convencional utilizando imagens escanerizadas diretamente do filme aéreo.

A ESTEIO dispõem também de equipamentos e programas para a realização de Aerotriangulação das imagens da Câmara Aérea Digital ADS40. Neste processamento são utilizados dados de processamento GNSS/IMU, que permitem uma orientação prévia das imagens garantindo a criação de pontos de ligação de forma automática, com grande quantidade de pontos e alta precisão de correlação, fornecendo um produto de excelente qualidade geométrica e radiométrica.

Captação Fotogramétrica

Realizadas as etapas de Cobertura Aerofotogramétrica, de Apoio Fotogramétrico e da Aerotriangulação, a captação fotogramétrica consiste do conjunto de técnicas e equipamentos que permite a visualização tridimensional do terreno, bem como sua fiel representação na forma de símbolos pontuais e linhas.

A captação fotogramétrica é realizada sobre modelos estereoscópicos, definidos pela superposição de imagens consecutivas e obtidas de pontos de pontos distintos, permitem a visualização tridimensional do terreno em escala reduzida, se valendo para tal do princípio da estereoscopia.

Para a realização da captação fotogramétrica, alguns elementos são imprescindíveis:

  • Aerotriangulação - Georreferenciamento dos modelos estereoscópicos;
  • Estação Fotogramétrica - Estação de trabalho dotada de sistema de polarização de imagens e de programa CAD, em cuja plataforma são traçados os elementos planimétricos e altimétricos da captação fotogramétrica.
  • Fotogrametrista - Técnico especializado que realiza o serviço de captação fotogramétrica.

Para o desenvolvimento deste serviço, o Departamento de Fotogrametria conta com 10 Estações Fotogramétricas Digitais da Leica Geosystems, além de quadro técnico contendo Engenheiros Cartógrafos, Técnicos Fotogrametristas e Técnicos de Controle de Qualidade, com extenso currículo na área de Fotogrametria.

 

Página mantida pelo Departamento de Fotogrametria
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2017 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px